sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

OBJETIVOS:


* Proporcionar um ambiente acolhedor;

*Proporcionar integração para criação de vínculo;

*Enfatizar aos pais que a vida escolar é um acontecimento significativo para toda a família;

*Aprender a compartilhar de forma harmoniosa;

*Identificar seus direitos e deveres nas regras de convivência;

* Perceber que a rotina atua como organizadora das experiências do cotidiano;

*Estimular o hábito de trabalhar em grupo;

* Estabelecer relações e diferenças entre a casa e a escola;

*Explorar diferentes jogos e brincadeiras;

*Identificar o próprio nome e o do colega;

*Identificar a si mesmo, o próximo, o ambiente em que vive e o ambiente escolar;

*Estabelecer relação com a escola e a família;

PROCEDIMENTAIS


* Planejar uma recepção de boas vindas com alegria e organização;

* Confeccionar um belo Mural;

* Elaborar palestra para os pais sobre a importância da participação na educação dos filhos, nas atividades da escola e junto à comunidade;

* Promover jogos, brincadeiras e atividades em grupo;

* Compor com os alunos, as regras de convivência;

*Confeccionar um quadro de rotinas;

* Programar atividades interativas que incluam professores, pais e funcionários;

* Organizar passeio pela escola para os alunos conhecerem as instalações;

* Selecionar músicas alusivas à apresentações;

*Confeccionar crachás, junto com os alunos;

* Organizar roda da conversa com sugestões e expectativas dos iniciantes;

* Estipular horário especial para a semana de adaptação;

* Confeccionar lembrancinhas.



SUGESTÕES DE ATIIVIDADES:


COM O CRACHÁ E A FICHA DO NOME PRÓRIO:

1- O professor mostra o crachá, lê o nome e entrega ao aluno.

2- Os crachás são colocados no chão no meio da roda, permitindo que cada aluno reconheça o seu pegando -o no conjunto dos demais.

3- O professor vira o crachá para baixo no chão e brinca com os alunos de jogo da memória.

4- Chamada individual, onde o professor apresenta o crachá e cada aluno reconhece o seu.

5- O professor apresenta a ficha com o nome próprio de cada aluno para fazer a chamada.

6- As fichas estão no cartaz de pregas. O professor diz o nome do aluno e ele busca a sua ficha no cartaz.

7- O professor entrega ao aluno a ficha de seu nome e as letras móveis correspondentes. A criança à vista do modelo forma seu nome.

CHAMADA COM FOTO



Tempo
30 minutos.

Espaço
Sala de aula.

Idade
A partir de 1 ano e meio.

Material
Cartolina ou papel-cartão, foto individual das crianças, caneta hidrográfica fina e plástico de fichário.

Objetivo
Conhecer o colega.

Preparação
Em pedaços de cartolina ou papel-cartão, escreva o nome de cada criança em letra bastão maiúscula e cole uma foto dela.

Descrição
Coloque todos os cartões sobre uma mesa ou no chão, com a foto e o nome virados para baixo. Uma criança por vez pega um cartão e entrega ao colega que aparece na foto. O professor diz então o nome da criança “descoberta” para estimular o reconhecimento dela pelo grupo. Outro modo de realizar a atividade é deixar os cartões espalhados sobre a mesa com a foto para cima. Peça para cada um pegar o seu cartão e colar no painel da chamada, uma espécie de sapateira com bolsos transparentes, que pode ser feito sobre uma base de papel-cartão. Varie essa atividade colocando a foto da criança com o animal de estimação, alguém da família, o brinquedo preferido etc. Como se trata de uma chamada, é possível repetir essa atividade diariamente, quando todas as crianças estiverem presentes, durante os primeiros meses do ano. Retome-a se um novo membro entrar no grupo.

CADÊ? ACHOU!


Tempo
Enquanto durar o interesse da turma.

Espaço
Sala de aula.

Idade
A partir de 1 ano e meio.

Material
Bambolê com faixas de tules de diversas cores (o comprimento das faixas deve ser o mesmo da altura do pé direito da sala).

Objetivo
Ajudar a criança a elaborar a ausência temporária da família.

Descrição
Pendure firmemente o bambolê no teto da sala de modo que as faixas cheguem ao chão. As crianças vão brincar de esconder atrás delas e entre elas, segurá-las para cobrir parte do corpo e esconder os colegas. Com isso, vão descobrindo que a ausência do outro é temporária e que eles sempre reaparecem.

FINGIR DE ESTÁTUA

Idade
A partir de 4 anos.

Tempo
Uma aula.

Espaço
Sala de aula, pátio ou jardim.

Material
Um tocador de fitas ou de CDs e fitas ou CDs variados.

Objetivo
Trabalhar o contraste entre som e silêncio.

Descrição
Você fica no controle do aparelho de som. Enquanto a música toca, as crianças devem caminhar ou dançar – pode ser ou não no ritmo da música. Quando a música pára, elas também param imediatamente do jeito que estão e ficam sem se mexer até a música recomeçar.

VOCÊ UTILIZA CRACHÁS COM OS NOMES DOS ALUNOS.
A ENTREGA DOS CRACHÁS SERÁ FEITA DA SEGUINTE MANEIRA:
PEGUE UM CRACHÁ , VÁ ATÉ ESSE ALUNO E COLOQUE NELE O CRACHÁ. EM SEGUIDA DÊ UM ABRAÇO NELE.

DEPOIS É A VEZ DESSE ALUNO PEGAR OUTRO CRACHÁ ( SE ELE NÃO SOUBER IDENTIFICAR DE QUEM É, A PRÔ LÊ PARA ELE),

COLOCAR NO COLEGA E O ABRAÇAR. ASSIM SERÁ ATÉ QUE TODOS ESTEJAM COM O SEU CRACHÁ.

NO FINAL DA DINÂMICA, PROMOVA UMA CONVERSA SOBRE O ABRAÇO, SOBRE COMO É MELHOR ABRAÇAR AS PESSOAS DO QUE AGREDI-LAS.

Caixa de Fósforos com Fotos


Contendo Letras do Nome

Esta atividade combina o reconhecimento de fotos e a montagem dos nomes.

Inicialmente dá-se uma tira de papel para o aluno, na qual as letras de seu nome estão separadas, cada uma em um quadradinho.

A criança recorta todas as letras, que, depois são colocadas dentro de uma caixa de fósforo ou embalagem de filme, com a sua foto colada do lado de fora.

Esta caixa vai circulando entre todos os alunos, que tirarão as letras de dentro e tentarão montar os nomes, primeiramente com e mais tarde sem o modelo. Uma variação desta atividade é entregar às crianças envelopes contendo letras para que elas montem os nomes, sem o apoio das fotos.

Pegue 1 chapéu enfeite ele com 1 tira de TNT azul que este tnt fique com 1 tira caida que bate nas costas mais ou menos.

Escreve os nomes dos alunos em eva ou papel cartão coloridos de preferência para ficar mais bonitos e chamar a atenção dos alunos.

Organiza a rodinha e coloca os nomes no centro da rodinha virados com a escrita para baixo, pedir que todos fiquem em pé e a professora coloca o chapéu na cabeça e todos.

Cantar: comprei 1 chapéu da cor da lua e da cor do céu, não é para mim é para o amigo q eu quero bem... neste momento quem tiver com o chapéu pega 1 nome faz a entrega do nome e do chapéu e da 1 abraço. e assim todos participam da chamadinha..
PESCADOR...

Tem uma musiquinha q diz assim...

Pescador encosta o barco
Que (nome da criança) quer embarcar
Ai, ai eu não sou daqui
eu não sou daqui
Eu sou do Pará...
Ai, ai eu não sou daqui
eu não sou daqui
eu sou do Pará...


FOGUETINHO...
Vai subindo o foguetinho vai
Vai levando (nome da criança) vai
Que gostoso lá em cima deve ser
(nome da criança) me leve com você...

Descrição:

1ª Etapa – Confeccionar os crachás :
Fazer com que as crianças recortem as cartolinas em retângulos de 12X12 , façam 2 furos na parte superior e passem a tira de barbante nestes furos.Com os crachás prontos, as crianças deverão escrever seus nomes neles ( caso não saibam , o facilitador irá ajudar) .
2ª Etapa - Percebendo as letras:
Em seguida é colocada uma música bem alegre e todos deverão dançar até a interrupção desta, quando ela parar, as crianças formarão duplas . Neste momento a orientação do facilitador será fundamental, pois ele irá possibilitar a seus alunos perceberem nos crachás os seguintes itens:
a- Quais são as letras do seu nome;
b- Existem letras iguais a sua no crachá do amigo;
c- Quantas letras existem no seu nome e no nome do amigo.
Enfim, explorar ao máximo este material .
Faça a música tocar e parar por diversas vezes, assim as crianças poderão trocar de duplas e repetir a tarefa, sempre dançando para fazer a troca .
3ª Etapa - Comunicação e Integração
Formar um círculo com as crianças sentadas no chão e disponibilizar revistas velhas, colas e tesouras. Todo este material será colocado no centro da roda . Peça que os alunos procurem nas revistas fotos ou figuras de animais, ao acharem deverão recortar e colar no crachá ( lado oposto do nome ).
Estas figuras não poderão ser mostradas a ninguém, apenas ao amigo que estiver sentado a sua direita na roda. Ao toque do facilitador, cada amigo da direita irá fazer uma mímica deste animal para que os demais descubram .
4ª Etapa – Relacionamento Interpessoal e Fechamento
Cada criança deverá escrever ou desenhar, ainda no crachá, um desejo que possa ser realizado naquele momento e ali naquele local (Ex: quero um abraço, quero um beijo, me faça massagem, etc... ) Então a música irá tocar novamente e, quando a ela parar, os participantes formarão duplas e cada integrante da dupla realizará o desejo do outro.


Para ver a página da comunidade 'Andreia Dedeana', acesse: http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=61700141&mt=7

blog http://andreiadedeana.blogspot.com

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