sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

EDUCACÇÃO INFANTIL MATERNAL

Recebi de um grupo de Yahoo esses textos

Relacionamento Pessoal

* Palavrinhas mágicas:
-por favor
-pedir licença
-agradecer
-ser gentil
-esperar a sua vez
-pedir desculpas
- boa tarde, seja bem vindo...

Equilibrio

-carregar objetos
-andar livremente, para frente, para tras, ao lado...
-correr livremente, em ritmos ( rapido;lento)...

Atividades Diversificadas

LIVRES ; desenho- pintura no cavalete – pintura a dedo, pintura livre na mesa – colagem – modelagem – livros – jogos...
A CRIANÇA DO MATERNAL

Esse período de idade é marcado pela transição da criança de sua condição de dependência para uma situação de relativa independência.

A construção de sua linguagem é algo ainda mais predominante e fundamental, pois as crianças estabelecem trocas diversas, experimentando condutas, ações e comportamentos, explorando objetos numa intensa atribuição de significados.

A fala do outro é incorporada a sua própria fala, num exercício de imitação, construção e reconstrução, onde as crianças revelam a busca da nomeação, classificação, conceituação para entender o mundo que a circunda.

A necessidade de manipulação e exploração de objetos diversificados deve ser antevista pelos educadores que não só poderão possibilitar acesso e uso de materiais como organizar espaços com variedades desses materiais dando opção de escolha a criança.

ALGUNS PRINCÍPIOS DO TRABALHO DE LINGUA ESCRITA NO MATERNAL

1- Toda criança tem uma forma de contato com a língua escrita mais ou menos intenso, antes mesmo de ingressar na escola.
2- A educação é um processo de formação que ser realiza a partir das experiências vividas pelo sujeito em interação com o mundo e com as pessoas.
3- A alfabetização é um processo e não se limita a momentos estanques da vida escolar da criança. Ela acontece desde seu nascimento, porque a criança está inserida em um mundo letrado.
4- Neste processo de apropriação de novos conhecimentos é importante desde o curso maternal que o aluno tenha acesso a palavra escrita para que ele possa refletir e construir sobre este código, apropriando-se desta noa maneira de ver o mundo.
5- A criança é o agente de seu próprio processo de aprendizagem, no qual o professor como mediador tem uma função importante.
6- Os rabiscos iniciais das crianças no maternal, são gestos gráficos fixados no papel e são essenciais na aprendizagem futura da leitura e da escrita.
7- Os contos de fadas podem e devem ser lidos e contados desde o curso maternal.
8- As crianças desde pequenas pensam sobre a escrita, quando estão imersas em um mundo onde há, com freqüência, a presença desse objeto cultural. Faça de sua sala de aula um ambiente alfabetizador.
9- A língua escrita não pode ser descontextualizada. A unidade de trabalho é sempre o texto, e o conteúdo a ser trabalhado é a adequação dos componentes da língua escrita nas diferentes circunstâncias de uso.

PARA O MATERNAL I

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

• Manusear livros de histórias ( pano ou de plástico).
• Manusear revista e revistas infantis
• Histórias à vista das gravuras do livro ( histórias pequenas).
• Histórias contadas pelo educador com o apoio de fantoches.
• Fazer o reconto das histórias lidas ( professor)
• Apresentar papéis de diferentes texturas para a criança amassar, rasgar, embolar.
• Colocar nome no escaninho pessoal, o nome do aluno e mostrar-lhe
• Oferecer canetas, lápis colorido, giz de cera e deixa-la rabiscar livremente.
• Cantar ou recitar parlendas, poesias, músicas ou quadras, dando estímulos para que a criança antecipe ações. EX.: parabéns pra você. Espera-se que a criança bata palmas logo que comece a canção.
• Solicitar à criança que antecipe gestos e ações as atividades de rotina do dia. EX.: Apanhar a lancheira na hora da merenda.
• Ajudar o aluno a identificar objetos e figuras de pessoas conhecidas.
• Trabalhar diariamente os combinados com o apoio dos fantoches.
• Registrar a rotina no quadro.
• Oferecer encartes ou cartão com rótulos de produtos diversos para que a criança identifique.
• Brincar de empilhar caixas vazias de embalagens diversas.
• Recitar parlendas, quadras ou poemas nos deslocamentos feitos na escola.
• Imitar sons e gestos sugeridos por um modelo.
• Soltar objetos dentro de uma caixa.
• Soltar e pegar no ar sem deixar cair pena, algodão, papel picado.
• Empurrar caixas de vários tamanhos com os pés.
• Enfileirar blocos, embalagens, caixas, etc.

• Saltar pequenos obstáculos.
• Bater bola no chão e agarrar em seguida.
• Encaixar blocos
• Encaixar blocos em orifícios diversos.
• Solicitar a criança em diferentes situações que atenda a ordens simples como pegar um brinquedo, ninar a boneca, pega o lápis, etc.
• Contar e ler histórias diariamente (pode repetir a história).
• Estimular à criança a lembrar atividades não rotineiras. EX.: após um passeio ou um filme assistido que nomeie as coisas que viu.
• Rasgar folhas de revistas e tentar unir os pedaços reconstruindo as figuras.
• Brincar de esconder objetos à vista da criança, solicitando em seguida que ela encontre.
• Brincar de dar passos grandes e pequenos, para que ela adquira as noções de dimensão espacial em relação ao próprio corpo.
• Oferecer cubos diversos para fazer “torres e fileiras”.
• Colocar as crianças em frente ao espelho, pedindo que mostre algumas partes de seu corpo.
• Fazê-la sentir necessidade de pedir o que deseja, dizendo o nome não apenas apontando.
• Pedir que diga seu próprio nome ou apelido.
• Oferecer jogos de encaixe diversos e deixá-la brincar livremente.
• Brincar com a criança de jogos de encaixar, montar, desmontar, derrubar, etc.
• Fornecer a variedade de materiais que estimulem os diferentes sentidos (visão audição, tato, etc.) permitindo intensa manipulação.
• Oferecer lápis de diferentes tipos de papel para que rabisque, não levando em conta seu tipo de expressão.
• Valorizá-las nas suas recém adquiridas habilidades.
• Assistir programas ou desenhos infantis selecionados na televisão.

• Assistir programas ou desenhos infantis selecionados na televisão.
• Incentivar o aluno a desenvolver hábitos de higiene. EX.: lavar e secas as mãos antes de se alimentar, escovar dentes, etc.
• Brincar de entrar dentro de caixas de papelão.
• Apresentar a ficha ou crachá com nome próprio e nomeá-lo para a criança
• Levar a criança a imitar a voz dos personagens das histórias trabalhadas.
• Levar a criança a identificar figuras e objetos familiares e pessoas, inclusive a si mesma.
• Incentivar a criança a destampar caixas diversas, para procurar o que tem dentro.

MATERIAIS QUE PODEM SER USADOS



• Jogos de borracha ou plástico desmontáveis.
• Brinquedos representativos de sua realidade (carrinhos, panelinhas, bonecas, bichinhos, etc.).
• Blocos diversos para montar.
• Cubos de diversos tamanhos.
• Lápis de cera, giz, pincéis, tintas, lápis de cor, etc.
• Espelho grande na parede.
• Brinquedos sonoros.
• Caixas com orifícios.
• Embalagens diversas, vazias.
• Fantoches.
• Bolas, bonecas, brinquedos para brincar de casinha.
• Caixas de papelão de vários tamanhos.
• Regador, brinquedos de puxar.
• Copos de plástico e potes de iogurte.
• Fichas com o nome dos alunos.
• Argolas coloridas.
• Potes, garrafas, latas fechadas, contendo dentro materiais diversos (areia, arroz, feijão, milho, etc.)
• Brinquedos coloridos e sonoros.
• Instrumentos musicais.
• Painéis com vários estímulos para exploração.
• Papeis coloridos de texturas variadas.
• Revistas e revistas infantis.
• Massa plástica, lixas, etc.

PARA O MATERNAL II

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

TODAS AS ATIVIDADES DO MATERNAL I E AINDA:

• Oferecer revistas com figuras diversas, tanto conhecidas como novas ampliando seu conhecimento.
• Identificar objetos e animais incompletos, solicitando que identifique a figura como um todo.
• Rasgar folhas de revista e tentar juntar reconstruindo a figura.
• Fazer a chamada utilizando a ficha com o nome próprio permitindo que a criança reconheça o seu nome no conjunto dos demais.
• Oferecer livros ilustrados com pequenas histórias para as crianças manusearem.
• Brincar com a criança associando o som ao conceito do objeto. EX.: Miau para o gato, piu piu para o pintinho, e au au para o cachorro, etc.
• Oferecer objetos concretos, estimulando-os a discriminá-los.
• Oferecer embalagens vazias para que a criança possa empilhar, enfileirar ou brincar livremente.
• Mostrar o livro de história após Ter lido, solicitando que aponte personagens.
• Proporcionar oportunidades de ouvir músicas clássicas e populares.
• Memorizar pequenos trechos de poemas, parlendas ou canções.

• Oferecer caixas de diversos tamanhos e formas, para a criança enfileirar para a menor ou encaixar uma dentro da outra.
• Oferecer lápis de cor, canetas, giz de cera, giz colorido e papéis diversos para a criança rabiscar livremente, sem levar em conta a grafia do trabalho.
• Oferecer giz colorido para rabiscar no chão, no pátio e no quadro.
• Estabelecer e ler os combinados com a turma.
• Permitir que ela faça o reconto de pequenos trechos das histórias contadas pelo educador.
• Interagir com as crianças na hora da alimentação, dizendo o nome dos alimentos que lhes são oferecidos.
• Manusear revistas infantis e identificar alguns personagens.
• Rasgar, amassar, jornais e folhas de revistas, em seguida amassá-los.
• Brincar com corda passando por cima e por baixo da mesma.
• Cantar acompanhando o ritmo com instrumentos ou objetos que produzem sons.
• Percorrer linhas diversas desenhadas no chão ( retas, curvas, sinuosas, etc.).
• Imitar sons, gestos sugeridos por um modelo.

PARA MATERNAL III

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

TODAS AS ATIVIDADES DO MATERNAL II E AINDA:


• Dar massinha ou argila para o aluno modelar livremente
• Oferecer livros, revistas e enciclopédias para a criança manusear.
• Estimular que evoque situações ou acontecimentos, algum tempo depois de acontecido.
• Brincar de bingo, baralho, memória com o nome próprio.
• Brincar de bingo, dominó, baralho com as letras do alfabeto.
• Estimular a criança a dar respostas antecipadas através de jogos de adivinhações.
• Oferecer objetos diversos estimulando a criança a identificá-los percebendo diferenças e semelhanças entre eles.
• Oferecer cartas de baralhos com figuras para formar pares.
• Oferecer quebra-cabeças de objetos ou pessoas familiares, compostos inicialmente de 4 partes para a criança formar.
• Mostrar objetos diversos para a criança dizer sua funcionalidade.
• Dar ordens que contenham duas proposições relacionadas para que possam ser realizadas.
• Mostrar gravuras com objetos iguais que comecem a verbalizar o plural.
• Oferecer papéis diversos para serem rasgados
• Oferecer livros e revistas orientando-os a virar a página uma a uma.
• Oferecer lápis preto e deixar a criança escrever livremente.
• Trabalhar com pinturas diversas.

• Oferecer encartes de jornal de supermercados e pedir que identifiquem os produtos conhecidos.
• Fazer reconto com as crianças de noticias de jornal ou rádio.
• Oferecer objetos desconhecidos para que eles possam explorar e descobrir sua funcionalidade.
• Solicitar que antecipe com gestos e ações as atividades de rotina.
• Fazer a pseudoleitura dos combinados da turma, colocando limites, estabelecendo as regras básicas.
• Brincar de pegar objetos pequenos com as pontas dos dedos.
• Oferecer lápis e papel para a criança fazer a reescrita de histórias, parlendas, noticias, não levando em conta o tipo de escrita.
• Trabalhar muitas brincadeiras simbólicas.
• Oferecer a criança objetos iguais, parecidos e diferentes, salientando que agrupe os iguais.
• A mesma atividade desta vez solicitando que indique os objetos diferentes.

ATIVIDADES VARIADAS


COM O CRACHÁ E A FICHA DO NOME PRÓRIO:

1- O professor mostra o crachá, lê o nome e entrega ao aluno.
2- Os crachás são colocados no chão no meio da roda, permitindo que cada aluno reconheça o seu pegando -o no conjunto dos demais.
3- O professor vira o crachá para baixo no chão e brinca com os alunos de jogo da memória.
4- Chamada individual, onde o professor apresenta o crachá e cada aluno reconhece o seu.
5- O professor apresenta a ficha com o nome próprio de cada aluno para fazer a chamada.
6- As fichas estão no cartaz de pregas. O professor diz o nome do aluno e ele busca a sua ficha no cartaz.
7- O professor entrega ao aluno a ficha de seu nome e as letras móveis correspondentes. A criança à vista do modelo forma seu nome.
8- Bingo com a ficha do nome e letras móveis.
9- O professor esconde as letras do nome do aluno, deixando apenas a letra inicial. Todos juntos tentam adivinhar de quem é a ficha.



Registrando Descobertas

Sugestões de Atividades – Maternal
por Tia Glaucia

*Faça seu retratinho
*Desenhe os amigos de sua turminha
*Vamos recortar e colar figuras que representem nosso corpo
*Pesquise, recorte e cole figuras que deixam nosso corpo limpinho
*Todos nos temos uma familia. Como e a sua. Vamos desenha-la.
*Pesuise, recorte e cole figuras de moradias.
*Como e sua escola. Vamos desenha-la
*Pesquise alimentos de que mais gosta.
*Pesquise, recorte e cole os brinquedos de que voce mais gosta de brincar.
*Vamos pesquisar ou desenhar animais
*Cole uma foto de sua familia
*Já estamos no inverno, entao pesquise, recorte e cole figuras que lembrem essa estaçao.
*Pesquise, recorte e cole figuras que representem festas juninas.
*Dia dos Pais. Desenhe seu papai. Cole uma foto de seu pai
*Viva o soldado!Recorte, cole ou desenhe objetos que o soldado usa
*Do que voce gosta. Desenhe uma roupa que voce gosta de usar
*Qual e a sua brincadeira favorita: faça um desenho para mostrar como se brinca
*Voce gosta de animais; Desenhe ou cole a figura de um animal de que voce gosta. Se quiser, escreva do seu jeito o nome dele.
*Desenhe sua casa e mostre para seus colegas de classe
*Recorte de jornais e revistas, figuras de diversos tipos de casa e cole-os nesta pagina
*O que voce costuma ver todos os dias no caminho de casa para a escola. Faça alguns desenhos
*Quais são os objetos que voce costuma levar para a escola. Desenhe;
*Qual e a primeira coisa que voce faz ao chegar a escola. Desenhe e pinte
*Como voce faz para ir a lugares que ficam longe de sua casa. Mostre por meio de desenhos
*Voce e menino ou menina. Desenhe como voce e.
*Cole aqui rotulos de produtos que voce usa para fazer sua higiene pessoal.
*Recorte de revistas figuras de diferentes tipos de plantas e cole-as nesta pagina,
*Preste bastante aten;cao aos barulhos que voce escuta. Desenhos os objetos que fazem esses barulhos.

Os Sentidos

Para desenvolver o sentido da vista é preciso acostumar a criança a observar e distinguir a variedade de cores;

A pintura, o desenho e a construção com blocos são de grande valor educativo;

Para desenvolver a audição é preciso ensinar-lhe a ouvir;

Para aprender a ouvir é preciso distinguir e reconhecer os ruídos, os sons, as vozes, etc.;

A música ocupa papel de destaque entre as atividades aconselhadas para educação do ouvido;

Acompanhar com palmas, os diversos ritmos de uma música conhecida, é um excelente exercício;

Para a educação do olfato é aconselhável exercitar a criança a reconhecer flores pelo seu perfume;

Para educar o gosto é aconselhável habituar a criança a diferenciar pequenas porções tais como: Sal e açúcar - Laranja e limão - Doce, salgado e amargo;

Todos esses exercícios são meios práticos de educação dos sentidos
--


Sobre a Iniciação à Matemática e aos Números.

É muito importante que VOCÊ lembre-se disso, sempre...

Compreendendo a criança...

Através das diversas atividades na educação infantil, tais como jogos, brinquedos, modelagem, manuseio de pauzinhos, caixas, etc., a criança vai adquirir conhecimentos matemáticos.

Dessa iniciação dependerá muito seu interesse pela Matemática no decorrer de sua vida.

A Professora deve dar à criança oportunidade para observar tudo que a rodeia, contando, comparando, medindo, etc.

Deve a Professora aproveitar as situações reais, para a iniciação matemática.

A criança na idade pré-escolar é dotada de excelente memória .

É conveniente ensinar pequenas quadrinhas e canções envolvendo assuntos matemáticos.

A Professora, para dar conhecimentos numéricos, poderá dar exercícios como contar as rodas do automóvel, da carroça, as pernas da galinha, as patas do cavalo, etc.

Deve a Professora relacionar os números com coisas conhecidas da criança, a fim de auxiliar a formação de idéia geral.


Para esses ensinamentos deve ser levada em conta a capacidade da criança.


Sobre o Desenvolvimento da Linguagem.

É muito importante que VOCÊ lembre-se disso, sempre...

Compreendendo a criança...

No educação infantil a linguagem da criança deve ser melhorada para que possa exprimir seu pensamento claro e preciso.

A linguagem deve ser desenvolvida de forma direta e todas as oportunidades que surjam devem ser aproveitadas.

O meio mais apropriado para desenvolver a linguagem é através da história, em virtude da tendência inata da criança de ouvir contar histórias.

Quando a criança gosta de uma história e se interessa por algum personagem quer ouvi-la várias vezes.

As crianças dever sentar-se à vontade em semi-círculo; ao ar livre, ambiente calmo para ouvirem com interêsse uma história.

Outro meio de desenvolver o vocabulário e aprimorar a pronúncia é a memorização de quadrinhas e poesias.

As quadrinhas aprendidas devem ser rememoriadas de vez em quando para não serem esquecidas.


Sobre os Sentidos - O Tato

Lembretes Importantes:

A criança adquire noções concretas e exatas do mundo que a rodeia por meio de exercícios sensoriais.

Os jogos educativos destinados a exercitar os sentidos constituem um valioso auxiliar.

Nada melhor para exercitar os sentidos do que pôr a criança em contato direto com a natureza, fazendo-a observar as árvores, flôres, pássaros, etc.

É útil o exercício que tem a finalidade de obter uma maior destreza e agilidade das mãos.

Entre dois e cinco anos é um período de desenvolvimento muito importante da vida humana.

Nesta idade a criança não só vê, escuta, como tem a necessidade de apalpar.

Para a criança não basta que lhe diga onde se encontra um determinado objeto, ela necessita vê-lo, apalpá-lo para tomar conhecimento de sua existência.

Para exercitar o sentido do tato nada melhor que a prática do modelado e do recorte.

Abotoar, amarrar, raspar, puxar, bordar, tecer, trançar, enfiar contas são excelentes exercícios.

Os jogos e exercícios sem auxílio da vista, isto é, com os olhos vendados são meios eficazes para identificar e distinguir superfícies ásperas e lisas, tecidos finos e grossos, lã e sêda, forma e tamanho.








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