sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A arte de conviver
Uma das funções da escola é de possibilitar a convivência, o relacionamento. Na escola, conhecemos novas pessoas, fazemos amizades, compartilhamos experiências de vida. Este é também um aspecto importante da vida, uma vez que isolados, nada somos.
A propósito da convivência: dois amigos numa joalheria, examinavam pedras de grande valor. Um deles, notando uma delas sem brilho, perguntou: - Porque está aqui esta pedra, entre tantas de valor? Ela não tem atrativo algum. Sem responder, o outro a ocultou um instante na mão. Momentos depois, com surpresa, o amigo viu que a pedra se transfigurava esplendidamente: todas as cores do arco-íris nela resplandeciam. - É opala, explicou o amigo, uma dessas pedras que se chamam simpáticas, porque o calor da mão irradia para elas toda vida que pareciam não ter.
É de se pensar. Na escola, na convivência do dia-a-dia, muitos mostram o seu valor com facilidade, são pessoas extrovertidas, comunicativas, fáceis de conviver, destacam-se, todas as conhecem. Mas existem aqueles dos quais precisamos nos aproximar, "pegar com as mãos", aquecer com o calor da nossa amizade e atenção, e aí também eles mostrarão seu imenso valor.
Precisamos tomar consciência do papel da convivência, para que a escola cumpra a função de contribuir para a realização de cada um.

Etevaldo Vieira de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário