quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Dispraxia é uma disfuncão motora neurológica que impede o cérebro de desempenhar os movimentos corretamente. É a chamada "síndrome do desastrado". Seus sintomas são a falta de coordenação motora, falta de percepção de três dimensões e equilibrio. A criança "dispráxica" tem uma falta de organização do movimento. É possível confundir-se, às vezes, com a debilidade motora, pelo qual é necessário um bom diagnóstico. Não há lesão neurológica.
As áreas que sofrem mais alterações são as do esquema corporal e a orientação temporo-espacial. Em alguns casos a linguagem não é afetada, a criança com dispraxia apresenta fracasso escolar, pois a escrita é a área mais comprometida.


DISPRAXIA – SINAIS E CONSEQUÊNCIAS

Estando o termo Dispraxia intimamente ligado às dificuldades no movimento, as consequências que existem a nível práxico, encontram-se divididas por diversos domínios.

Assim, a nível perceptivo, pode surgir uma pobre noção do corpo, causando dificuldades na orientação espacial e na coordenação das acções. De igual modo, podem surgir dificuldades na visão tridimensional o que causa dificuldades na percepção das distâncias entre objectos estáticos e em movimento, dificultando a adequação da reacção ou resposta por parte da criança.

Ao nível da planificação, podem surgir dificuldades na realização de movimentos sequenciais, levando a dificuldades na planificação e antecipação “do que vem a seguir, bem como dificuldades de generalização, ou seja, uma pobre capacidade de adaptação de movimentos aprendidos a situações diferenciadas.

Ao nível da realização motora, geralmente encontra-se um fraco controlo postural (o que provoca fraca estabilidade, dificultando a realização de movimentos rápidos), um fraco controlo no uso da força, dificultando a realização de acções de forma adequada, a falta de dominância lateral (confusões entre esquerda e direita, dificultando a orientação no espaço).

Torna-se importante que, todos aqueles que interagem com crianças e jovens, estejam alerta para a problemática da Dispraxia, uma vez que um despiste precoce, complementado com um acompanhamento especializado, pode ser, muitas vezes determinante, para o futuro daqueles que apresentam este tipo de défice, e que constitui, frequentemente, o primeiro sinal para o surgimento de dificuldades de aprendizagem escolares.

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