sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Expor o trabalho das crianças é necessário!



Registrar o que as crianças desenvolvem , seja através de fotos, ou escrita de suas falas, é algo que enriquece qualquer trabalho.Muitas vezes o registro ganha apenas uma conotação avaliativa, no entanto a necessidade de registrar vai para além da avaliação.Registrar é deixar marcas, criar fazer história e torná-la significativa. Através do registro e da documentação podemos não só avaliar nossas ações . Podemos dar significado ao que foi realizado valorizando a cultura infantil, assim como suas ações falas e pensamentos. Quando estampamos as paredes da instituição de educação infantil com o trabalho das crianças dizemos qual é a cara da instituição, o que acontece lá dentro, se o trabalho ali realizado leva em consideração o ponto de vista dos pequenos.Expor o trabalho que fora realizado é mais que colar papéis na parede, é criar uma identidade para a instituição e para aqueles que dela fazem parte.
A documentação exposta , permite também que as crianças, as observem sintam-se valorizadas e resgatem na memória as experiências significativas pelas quais passaram.Veja na foto acima, o rostinho dos pequenos e sua empolgação ao observarem seus trabalhos.Os pais também podem ter acesso ao que as crianças fizeram, admirando seus trabalhos e sentindo-se assim orgulhosos também.
A questão da apresentação do trabalho exposto também conta, devemos organizar e criar um espaço bonito e e bem apresentável para expor , forrando antes os murais, criando molduras para as fotos , entre outros.
Que tal expor o trabalho que você realizou com sua turminha? Pense nisso!

http://lideducadoradeinfancia.blogspot.com/2010/11/o-registro-e-documentacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário